segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Como começar uma dieta

O verão já tá chegando, se é que já não chegou com esse calor... O desespero começa a bater na porta de muitas pessoas, mas nem tudo está perdido...
Desde 2009 minha vida anda meio baseada em dietas e engordar/emagrecer, devido a isso, fui adquirindo alguns conhecimentos sobre o assunto, que, felizmente, estão funcionando bem ultimamente, e como muitas pessoas vieram me pedir ajuda no formspring, eu achei legal fazer alguns posts sobre dicas para ter uma alimentação saudável e controlada.


Primeiro passo:  Preparar o cérebro. 
Começar uma dieta não é fácil para ninguém, ainda mais se for a primeira. Antes de cortar todos os alimentos calóricos e se jogar na academia, é muito importante se preparar e pensar nos benefícios que terá fazendo isso. Uma pessoa que não tem metas é facilmente derrotada pela preguiça e desestimulo.
O mais forte controla o mais fraco. Autocontrole e força de vontade é o essencial... Força para conseguir mudar de rotina, força para conseguir evitar de comer compulsivamente, força para fazer algum exercício físico.  E por favor, não associe força de vontade com passar fome e conseguir ficar sem comer por horas, ou então dias.

Segundo passo: Compras.
Vá ao supermercado. Já ouvi e vi muitas pessoas dizendo que não conseguem fazer dieta, pois os pais ou parentes só compram porcarias e assim fica impossível fazer dieta. Realmente, é impossível mesmo. Sair para comprar é um inferno para muitos, porém é um mal necessário, pois indo lá você compra as comidas de sua preferências, e também é bem mais fácil do que pedir que alguem faça isso pra você, porque muitas vezes não vão comprar certo, ou então podem não levar a sério e deixar tudo do jeito que está. E não é isso que queremos, não?
Compre roupas especiais para esportes. Se você pretende se exercitar usando Converse, Vans e afins, só tenho uma coisa pra dizer: Sinto muito. Podem ser bem mais bonitinhos do que um tênis de corrida, mas né. Acho que todos já sabem porque não se deve usar, não é? Além disso, ignore shorts jeans! (sim, eu vejo muita gente caminhando de short jeans..)


Lista do supermercado:
* Frutas; Verduras; Iogurtes lights; Alimentos com farinha integral (evitar a branca); Refrigerantes lights; Atum light; Massa integral; Torradinhas lights ou integrais; Tempero para as saladas; Farinha de linhaça dourada; Granola; Leite desnatado...

Sempre quando vou ao supermercado procuro comprar tudo me baseando na quantidade de calorias, isso nem sempre é necessário, mas existem alguns alimentos, como granola, que podem variar mais de  100 calorias.  Então eu sempre aconselho a dar uma checada na tabela.

Cuidado!* As famosas bolachinhas água e sal são altamente calóricas.. Geralmente umas 4 possuem 100 calorias, então nem é bom se jogar em um pacotinho, hein??
*Diet é diferente e light. Só porque o alimento não possui açúcar, não significa que ele não possua muita gordura e poucas calorias.  Cuidado com os diets!
*Alimentos que te causam compulsão devem continuar nas prateleiras do supermercado até que você consiga se adaptar totalmente à dieta
*Evitar TOTALMENTE refrigerantes que não são lights. Calorias desnecessárias.
* Procurar alimentos sempre sem açúcar e gordura trans.


Como  tentar controlar a fome.

Para quem ama doces e sobremesas é bem complicado se desapegar dos queridos, mas não é impossível! No começo da dieta tenha sempre por perto chicletes sem açúcar pra comer depois do almoço. Pode ter certeza que ajuda muito! Coma antes de atacar um chocolate.

Fome de tarde, mas já lanchou? Café, chá (quente ou gelado) e água. Não passou a fome? Então é melhor comer algo. Ficar com fome por muito tempo pode desencadear uma compulsão alimentar e isso vai ser bem pior do que ter comido uma fruta ou barrinha de cereal. 

Ocupe a cabeça! Muitas vezes a fome pode ser psicológica e vir por causa do tédio... Não tem nada pra fazer? Vai caminhar, dançar, correr, desenhar, criar um blog dando dicas de dieta.. haha

Boa sorte pra todos e espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só ir no meu formspring: /vickcammie.
PASSAR BEM!








Um comentário:

  1. Oi Vic, olha eu aqui de novo eheh. Achei esse post maravilhoso, não só porque foi bem feito, mas pela tua dedicação em querer ajudar as pessoas a fazerem uma dieta saudável. Muito bom, parabéns!!

    ResponderExcluir